sábado, 21 de setembro de 2013

Ensaios de uma busca - parte 06

Reflexões sobre o ensaio do dia 19 de setembro de 2013

É sempre uma tarefa instigante falar sobre o que se passou em um processo de criação, várias inquietações, sensações e até mesmo incertezas, o problema é como organizar isso tudo em um texto linear e claro. É melhor nem pensar nisso. 

O nosso encontro começou com conversas sobre o texto do Adorno (Indústria Cultural e Sociedade) e como é inquietante refletir sobre algo escrito há tempos e que é cada vez mais atual, ultimamente estes assuntos tem me causado grandes conflitos algo que também foi comentado nesta roda de conversa.

Logo iniciamos nosso processo... Leitura do quadro, buscando novas possibilidades para as falas... depois deste primeiro momento iniciamos o treinamento individual, experimentação de possibilidades com orientação da direção. O grande desafio é manter o resultado obtido nos encontros anteriores e ir acrescentando conforme as novas descobertas, como brincar com as formas construídas? Esta é a diversão do trabalho do ator, vamos tentando.

Agora vamos somar todas as experiências individuais e ver que resultado cênico nos provoca, nos gerou questionamento sobre a presença de cada personagem neste quadro, todos estariam em cena, juntos? 

Voltamos ao quadro 1. Na semana passada a relação entre Pensador e Eva teve um elemento que nos revelou possibilidades e nesta semana com a sugestão de novos elementos tivemos a possibilidade de rever esta relação e propor possibilidades... E agora com a inserção da Artista. No primeiro momento foi interrompido por mim por ter sentido dores na perna direita, depois de um pequeno alongamento retornamos.. A integração dos elementos que na primeira tentativa foi vazia, neste começa a ter pequenas possibilidades, a utilização do pano e destes elementos tem que ser orgânica, mas para isso acontecer precisamos permitir que estes elementos nos acessem, precisamos abrir nosso campo sensível e deixar as possibilidade surgirem, sem mediação ou questionamentos de certo ou errado... Este é o momento que temos para isso e por isso a importância de nos livrarmos das possíveis censuras. Esta foi uma conversa que rolou depois desta primeira experiência com todos os elementos e com a participação da Artista em cena...

Franklin Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário